SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

On-line version ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.15 n.2 Recife Apr./Jun. 2016

 

Artigos Originais/ Original Articles

 

CARACTERIZAÇÃO IN VITRO DA MICRODUREZA DE CURETAS PERIODONTAIS

 

IN VITRO CHARACTERIZATION OF MICROHARDNESS OF PERIODONTAL CURETTES

 

Israel Alexandre de Araujo SenaI; Larissa de Almeida NobreII; Isaac Jordão de Souza AraújoIII; Marquiony Marques dos SantosIV; Isabela Pinheiro Cavalcanti LimaV

 

I Mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil
II
Graduada em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil
III
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas
IV
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
V Professora Doutora do Curso de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil

Correspondência para:

 

 


 

RESUMO

O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro, através do teste de microdureza superficial, curetas periodontais de três diferentes marcas disponíveis no Brasil (Golgran®, Quinelato® e Trinity®). Foram utilizados para este estudo 72 curetas periodontais, sendo 24 de cada marca. Destas, 04 curetas Gracey 5-6, 04 curetas Gracey 7-8, 04 curetas Gracey 11-12, 04 curetas Gracey 13-14, 04 curetas McCall 13-14 e 04 Curetas McCall 17-18 de cada indústria citada. Cada cureta foi submetida ao teste de microdureza com o auxílio de um microdurômetro, sendo aplicado o teste de pirâmide alongada de Knoop. Todas as amostras foram analisadas em microscópio óptico (OM) após o teste. Para análise estatística dos dados utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis para comparar as médias e pós-testes Mann-Whitney com penalidades de Bonferroni, para saber diferença de cada média. A partir dos resultados observouse que houve diferenças estatisticamente significativas entre as três marcas comerciais analisadas, exceto para as curetas Gracey 11-12, que mostraram uma equivalência entre elas. Em geral, a marca Quinelato® mostrou as melhores propriedades mecânicas em ensaios de microdureza.

Palavras-chave: Debridamento periodontal, Odontologia, periodontia, testes de dureza, propriedades de superfície.


 

ABSTRACT

Aim of this study was to evaluate in vitro, through the superficial hardness test, periodontal curettes in three different brands available in Brazil (Golgran®, Quinelato® and Trinity®). Were used for this study 72 Periodontal curettes, 24 of each brand. Of these, 04 Gracey curettes 5-6, 04 Gracey curettes 7-8, 04 Gracey curettes 11-12, 04 Gracey curettes 13-14, 04 McCall curettes 13-14 and 04 McCall curettes 17-18 of each cited industry. Each curette was subjected to microhardness testing with the aid of a microhardness tester, being applied to the Knoop elongated pyramid test. All samples were analyzed in optical microscope (OM) after the test. For statistical analysis of data was used the Kruskal-Wallis test to compare means and Mann-Whitney tests with Bonferroni post-penalties, to know difference of each mean. From the results it was observed that there were statistically significant differences between the three analyzed trademarks, except for the Gracey curettes 11-12, which showed equivalence between them. In general, Quinelato® brand showed the best mechanical properties in microhardness tests.

Keywords: periodontal debridement, dentistry, periodontics, hardness testing, surface properties.


INTRODUÇÃO

A doença periodontal é uma patologia que acomete os tecidos de proteção e sustentação dos elementos dentários que, como consequência, causa, nos seus estágios mais avançados, a perda dos dentes1. O principal agente etiológico da doença é o biofilme bacteriano, que atua por mecanismos diretos, promovendo destruição tecidual por enzimas líticas e produtos citotóxicos; e indiretos, desencadeando um processo inflamatório no hospedeiro2.

O princípio básico da terapia periodontal é a remoção mecânica dos depósitos dentários, sejam eles biofilme bacteriano, cálculo e/ou cemento contaminado da superfície radicular. Nesse sentido, a instrumentação da superfície radicular é parte essencial da terapêutica periodontal, uma vez que visa permitir a obtenção de uma superfície lisa e descontaminada e uma consequente cicatrização local, por meio de uma nova junção dento-epitelial1.

Por definição, a raspagem é a instrumentação da coroa e da superfície radicular com o objetivo de remover biofilme, cálculo e manchas; e o alisamento radicular é um procedimento que visa a remoção de dentina ou cemento rugoso, impregnado com cálculo, ou contaminado com toxinas ou microorganismos3.

Durante a raspagem e o alisamento radicular, após alguns golpes, os instrumentos periodontais vão perdendo paulatinamente a sua capacidade de corte, tornando-se menos eficientes na remoção do biofilme e dos indutos radiculares4. Com a perda de corte desses instrumentos há uma diminuição da sensibilidade tátil do operador, impondo um aumento na pressão de raspagem e podendo desencadear fadiga muscular, aumento do tempo de trabalho e desconforto para o paciente5.

Apesar da difusão dos instrumentos ultrassônicos, os instrumentos manuais ainda continuam sendo os principais utilizados na terapêutica das doenças periodontais6. Nesse contexto, as curetas periodontais se apresentam como os instrumentais manuais mais utilizados, principalmente por serem muito versáteis e possibilitarem a sua utilização em todas as regiões da boca7.

Com relação ao instrumental empregado no tratamento manual das doenças periodontais, é de extrema importância a utilização de instrumentais adequados, para que se atinja uma melhor desinfecção da superfície radicular no mínimo de tempo necessário6. A boa qualidade dos instrumentos manuais é essencial na preparação de superfícies radiculares, uma vez que uma lâmina de corte irregular ou com a presença de rebarbas pode deixar marcas, ranhuras e cavitações nas superfícies radiculares dos dentes, bem como não ser capaz de remover totalmente todos os depósitos de placa 7,8. Além disso, esses defeitos podem facilitar posteriormente um novo acúmulo de bactérias da placa ou cálculo9.

Estudos que busquem estabelecer comparações entre as diferentes marcas de curetas disponíveis no mercado nacional são escassos. Logo, uma pesquisa nesta temática torna-se pertinente e necessária, pois proporcionará uma contribuição à prática clínica-odontológica na perspectiva de que permitirá aos cirurgiões-dentistas um maior conhecimento sobre as propriedades físicas de um dos instrumentos mais utilizados no cotidiano de trabalho.

Além disso, a avaliação da dureza é fundamental para sabermos o quão "arranháveis" as curetas serão pelas superfícies onde executarão suas funções. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar in vitro, através do teste de microdureza, três diferentes marcas comerciais de curetas periodontais.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

Foram aferidas 72 curetas periodontais de três diferentes marcas comerciais, as quais Golgran® (São Caetano do Sul, SP, Brazil), Quinelato® (Rio Claro, , SP, Brazil) e Trinity® (Jaraguá, SP, Brazil), sendo 24 de cada marca comercial. Destas, 04 curetas Gracey 5-6, 04 curetas Gracey 7-8, 04 curetas Gracey 11-12, 04 curetas Gracey 13-14, 04 curetas McCall 13-14 e 04 curetas Mc- Call 17-18 de cada uma das marcas comerciais citadas.

Cada cureta foi submetida ao teste de microdureza com o auxílio de um microdurômetro HMV da Shimadzu (São Paulo, SP, Brazil). Nessa avaliação, foi aplicado o teste da pirâmide alongada de Knoop.

Nesse estudo, a endentação foi produzida, com carga de 500g e velocidade de 10 μm/s por 10 segundos constantes, com aplicação do endentador no centro da ponta ativa das curetas com distância de 0,1 mm da extremidade final das mesmas. O número de dureza Knoop (KHN) é a razão entre a carga aplicada no endentador P (kgf ) e a área projetada não recuperada A (mm2).

É importante ainda mencionar que, todas as amostras foram analisadas no microscópio óptico (MO), após aplicação do teste de microdureza. A análise dos dados foi realizada a partir de testes de análises descritivas, como médias e desvio-padrão, bem como análise de comparação entre as médias analisadas.

Para comparação das médias foi realizada análise de normalidade dos dados através do teste Kolmogorov-Smirnoff, constatando que os dados não são paramétricos. Dessa forma, procedeu-se com os testes de Kruskal-Wallis, para comparação das médias dos três grupos de fabricantes, e pós-testes de Mann-Whitney com penalizações de Bonferroni, para conhecer a diferença de cada média. Os dados foram analisados no programa SPSS 20.0 e levaram em consideração uma significância estatística de 5%.

 

RESULTADOS

Os resultados obtidos após realização do teste de microdureza Knoop (Kgf/mm²) para as diferentes marcas comerciais de curetas periodontais estão expressos na (Tabela 1).

 

 

 

Após a análise e comparação das médias encontradas para o teste proposto nesse estudo, pôde-se verificar que há diferenças estatisticamente significantes entre algumas marcas comerciais, sobretudo entre alguns tipos de curetas específicos.

Pela análise da tabela, quanto às curetas do tipo Gracey 5-6 Quinelato® apresentaram melhores resultados, e com significância, ao teste de microdureza em relação às demais marcas comerciais estudadas. Para as curetas tipo Gracey 7-8, por sua vez, as marcas Quinelato® e Golgran® apresentaram melhores resultados e apresentando-se iguais. Nas curetas Gracey tipo 11-12 as três marcas comerciais não apresentaram diferença estatística; e para as curetas Gracey tipo 13-14, os melhores resultados absolutos foram apresentados pela marca Quinelato®, os quais se mostram iguais aos da marca Trinity®.

Quanto à microdureza das curetas do tipo McCall, obteve-se que: as do tipo 13-14, os maiores valores de microdureza foram obtidos pela marca Quinelato®, porém iguais às curetas Golgran®. Para as curetas McCall do tipo 17- 18, as curetas Quinelato® também apresentaram melhores resultados de microdureza, contudo, mostraram-se iguais às da Trinity®.

 

DISCUSSÃO

Neste estudo pioneiro, com metodologia e propósito diferenciados, onde se caracterizou a microdureza superficial de curetas periodontais, pôde-se compreender, através dos resultados, que a eficiência operatória da raspagem periodontal também perpassa por esta propriedade física das curetas. Do mesmo modo, pode-se, secundariamente, inferir que a microdureza também exerce importância na longevidade do instrumental, esta aliada é claro a díspares fatores operacionais de quem o manuseia e até do próprio paciente, e, a outras propriedades físico-químicas da própria cureta em si. Afinal, é consenso na literatura que nenhuma propriedade isolada deve ser usada para medir a qualidade do material ou instrumental.

O periodontista, em sua prática diária, tem como objetivo a remoção da placa bacteriana e o alisamento da superfície radicular dos dentes afetados pela doença periodontal. A eficiência desses procedimentos, bem como a qualidade dos instrumentais é de fundamental importância no controle da enfermidade, evitando, com isso, a perda prematura dos dentes, além de preservar a saúde dos pacientes6.

Os resultados da técnica de raspagem e alisamento manual dependerão grandemente da qualidade dos instrumentais, sendo isso um requisito essencial para atingir uma superfície radicular limpa, lisa e com o mínimo de irregularidades 6,9-11. Dentre os instrumentais utilizados nessa prática, as curetas tem papel fundamental e, através delas, é que o profissional pode eliminar os depósitos de placa localizados no interior da bolsa periodontal, bem como na superfície supragengival dos dentes6.

Nesse sentido, os estudos experimentais se destacam como as principais ferramentas de pesquisa para avaliar a qualidade dos materiais utilizados. As marcas das curetas, Quinelato®, Golgran® e Trinity®, foram selecionadas para o estudo por serem as mais vendidas no Brasil.

Segundo Loures et al.6, a distinção entre as marcas de curetas pode não comprometer os procedimentos periodontais. De modo contrário, é importante ressaltar que a depender do valor da dureza dos materiais tais características podem influenciar diretamente na efetividade da raspagem.

Conforme Penteado et al.12, afirmam que para os procedimentos de raspagem e alisamento radicular são necessários o uso de instrumentais adequados e que traumatizem o mínimo os tecidos circunvizinhos ao dente e, portanto, permitir o profissional executar estes procedimentos com segurança, acrescido da capacitação deste para tal. Segundo

Muller et al.13,o problema maior que os profissionais enfrentam com a questão das rebarbas é a interferência direta na efetividade da raspagem. Logo, a ausência de rebarbas, bolhas e a afiação fazem total diferença na qualidade das curetas adquiridas pelo profissional, pois um instrumental que apresente essas características pode causar danos severos (remoção de dentina) nos dentes.

Nesse sentido, ao adquirir um bom instrumental, os profissionais na clínica diária podem otimizar o tempo clínico do atendimento, aumentar o conforto profissional/paciente e a efetividade dos procedimentos periodontais. Se ao invés disso adquirirem um instrumental de qualidade inferior, por vezes por apresentar custo inicial mais baixo, estarão investindo de forma equivocada.

De acordo com os resultados desta pesquisa podemos estabelecer similaridades e diferenças entre as curetas e as marcas: foram encontradas diferenças significativas da microdureza nas curetas Gracey 5-6, 7-8, 13-14 e as curetas MacCall 13-14 e 17-18. Sendo que os maiores valores da dureza estavam entre as curetas Gracey 5-6, 7-8 e as MacCall 13-14 e 17-18, todas da marca Quinelato®. As curetas Gracey 11-12 não apresentaram diferenças significativas, logo as marcas se equivalem. Assim, a partir destes dados, pode-se sugerir que quanto maior a microdureza superficial das curetas periodontais, melhores são suas possibilidades de exibir outras boas propriedades físicas e de ostentar longevidade clínica adequada.

Deve-se, ser considerado que a metodologia proposta neste ensaio in vitro não vislumbrava a análise de outra propriedade física que não a microdureza superficial. Neste sentido faz-se mister a continuação de pesquisas mais amplas para o estudo mais detalhado da caracterização completa destes instrumentais tão amplamente empregados na clínica odontológica.

Portanto, houve diferenças estatisticamente significativas entre as três marcas comerciais analisadas, excetuando- se nas curetas Tipo Gracey 11-12, que apresentaram uma equivalência entre as mesmas. Quanto às marcas comerciais analisadas, de maneira geral, a marca comercial Quinelato® apresentou os maiores e melhores resultados nos ensaios de microdureza superficial.

Outros estudos in vitro - testes de fadiga, testes de resistência à compressão, compressão diametral, resistência flexural e desgaste – acerca das propriedades mecânicas de curetas periodontais metálicas se fazem necessários no intuito de elucidar as possíveis diferenças entre as diversas marcas comerciais que venham a interferir na qualidade do procedimento de raspagem e alisamento radicular e na longevidade desses instrumentais.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. SILVERIO, K.G.S.; JOSÉ, E.C. Os efeitos das técnicas de afiação nos instrumentos periodontais e a atuação destes na raspagem e aplainamento radicular. J Bras Endo/Perio 2000; 1(3):53-58.         [ Links ]

2. RIBEIRO, E.D.P; BITTENCOURT, S; ZANATA, G; SALLUM, E.A.;,NOCITI JÚNIOR, F.H.; CASATI, M.Z. Instrumentação manual x ultra-sônica. Rev Periodontia 2004; 14(3):13-17.

3. AMERICAN ACADEMY OF PERIODONTOLOGY. Glossary of terms, 4th ed. Chicago: American Academy of Periodontology, 2001.

4. TAL, H.; KOZLOVSKY, A.; GREEN, E.; GABBAY, M. Scanning electron microscope evaluation of wear of stainless steel and high carbon steel curettes. J Periodontol 1989; 60(6):320-324.

5. PATTISON, G.L.; PATTISON A.M. Principles of periodontal instrumentation. In: Carranza FA, Newman MG. 8th edn. Philadelphia: W.B. Saunders,1996.

6. LOURES, B.l. Estudo comparativo das características físicas das curetas periodontais.Duque de Caxias. Dissertação. Universidade do Grande Rio; 2009.

7. TAL, H.; PANNOT, J.M.; VAIDYANATHAN T.K. Scanning electron microscope evaluation of wear of dental curettes during standardized root planning. J Periodontol 1985; 56 (9): 532-536.

8. LIE, T.; MEYER, K. Calculus removal and loss of tooth substance in response to different periodontal instruments. J Clin Periodontol 1977; 4(4): 250-262.

9. WILKINSON, R.F.; MAYBURY J.E. Scanning Electron Mycroscopy of the Root Surface Folwing Instrumentation. J.Periodontol 1973; 559:568.

10. PAMEIJER C.H.; STALLADER R.E.; HIEP N. Surface characteristics of Theeth Following Periodontal Instrumentation: a scanning Electron Microscope Study. J. Periodontol 1972; 628:633.

11. ACEVEDO, A.A.R. Avaliação do efeito da afiação com diferentes técnicas sobre o ângulo de corte de curetas de gracey. Araraquara. Tese. Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Odontologia de Araraquara; 2003.

12. PENTEADO, L.A.M.; AUTO, V.C.; PENTEADO R. Avaliação in vitro da sensibilidade táctil e resistência a instrumentação na remoção de cálculos dentários artificiais - estudo piloto. Rev Periodontia 2010; 20(01): 54-60.

13. MULLER C.; RAHN, B.A.; PFISTER U.; WELLER S. Extent of bluntness and damage to reamers from hospitals. Injury 1993; 24:31-35.

 

Correspondência para:
Israel Alexandre de Araujo Sena
Endereço: Avenida Maria Lacerda Montenegro
Nova Parnamirim, Parnamirim/RN, Brasil
e-mail:
israelodonto.ias@gmail.com

 

 

Recebido: 08/03/2016
Aceito: 02/09/2016